''...Rozle, preciso dizer-te o quanto reconheço e aprecio todo o que fizeste por nós para tornar a nossa aventura tão maravilhosa...''

Sherri & Howard Harrison, USA
leer todo
 
Certified BMW Motorrad Tourguide

OS 7 PAÍSES DA JUGOSLÁVIA

Costumava ser um país, chamado Jugoslávia. Hoje existem sete países independentes, sete nações, sete capitais, sete línguas, três religiões, 23 Património Mundial da UNESCO, 2.117 km de litoral, 1.255 ilhas, 110.000 quilômetros (68.350 milhas) de estradas. Conduza desde o belo litoral do Mar Adriático até ao campo intocado do interior da Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Macedônia, Kosovo e Montenegro. Explore as suas capitais, maravilhas naturais, a diversidade cultural e religiosa e de alimentos e bebidas excepcionais enquanto segue a história do presente e do passado. 

RESUMO
INÍCIO / FIM: Split, Croácia
AEROPORTO ENTRADA / SAÍDA: Aeroporto Internacional de Split, Croácia
PAÍSES: Croácia, Eslovénia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Macedônia, Kosovo, Montenegro
DURAÇÃO: 21 dias, 20 noites, 19 dias de condução
TOUR: Distância Total: 4200 km (2610 milhas)
O percurso todo é executado em boas estradas de asfalto.
DIAS DE DESCANSO: 4 - Ljubljana, Belgrade, Ohrid, Dubrovnik
DESTAQUES: Split, Trogir, Parque Nacional de Plitvice, Ljubljana, Lago Bled, Zagreb, Sarajevo, Višegrad, Belgrado, Topola, Kopaonik, NIS, Skopje, Ohrid, Parque Nacional de Durmitor, Budva, Parque Nacional de Lovcen, Baía de Kotor, Dubrovnik, Mostar
ALOJAMENTO: 4 *, 5 *, o melhor na área

OS 7 PAÍSES DA JUGOSLÁVIA
Dia 1: CHEGADA A SPLITDia 2: SPLIT – ZADAR – ILHA PAGDia 3: ILHA PAG – SENJ – NP PLITVICEDia 4: NP PLITVICE – LJUBLJANA Dia 5: LJUBLJANA - DIA DE DESCANSODia 6: LJUBLJANA - ZAGREB Dia 7: ZAGREB – PLANINA VLAŠIČ Dia 8: PLANINA VLAŠIČ – SARAJEVODia 9: SARAJEVO – BELGRADEDia 10: BELGRADE - DIA DE DESCANSODia 11: BELGRADE – NACIONAL KOPAONIKDia 12: KOPAONIK – DEMIR KAPIJADia 13: DEMIR KAPIJA – OHRIDDia 14: OHRID - DIA DE DESCANSO Dia 15: OHRID – MAVROVO – PRIZRENDia 16: PRIZREN – ŽABLJAKDia 17: ŽABLJAK – PODGORICA – BUDVADia 18: BUDVA – NP LOVČEN – KOTOR – DUBROVNIKDia 19: DUBROVNIK - DIA DE DESCANSODia 20: DUBROVNIK – MOSTAR – SPLITDia 21: PARTIDA DE SPLIT
Dia 1: CHEGADA A SPLIT

A equipe de CLUTCH irá encontrar-lhe no aeroporto de Split, introduzir-lhe as primeiras informações básicas sobre a área, e transferi-lo para o hotel. Nós vamos reunir-nos na entrada do hotel às 15:30 h, e iniciar oficialmente o tour com um briefing e um pouco de papelada; você vai conhecer os outros pilotos, e as motos que você vai conuzir. O primeiro dia vai acabar no restaurante tradicional croata com um jantar de boas-vindas especial. 

Dia 2: SPLIT – ZADAR – ILHA PAG

Nós começamos o nosso tour dirigindo-nos a norte desde Split seguindo linha do mar. Primeiro vamos parar em Trogir, uma das mais belas cidades da Croácia, o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO que veremos neste tour. Dirigindo-nos ainda mais em direção ao norte vamos passar por Primošten, uma cidade pitoresca pequena muito popular em uma pequena península montanhosa. Vamos seguir pela bonita estrada panorâmica perto do Mar Adriático, com vistas espetaculares sobre as ilhas do Adriático. A nossa próxima parada é Zadar, antiga capital da Dalmácia, onde você pode encontrar uma combinação de herança antiga e medieval com a vida moderna e agitada. Ilha Pag, com a sua paisagem rochosa é o lar de muitas vinhas e rebanhos de ovelhas, e um lugar perfeito para terminar o seu dia viagem. O nosso hotel está situado no meio das vinhas, onde iremos desfrutar de belas refeições com vários tipos dos melhores vinhos da região. 

Dia 3: ILHA PAG – SENJ – NP PLITVICE

De manhã fazemos uma curta viagem de ferry para o continente onde encontraremos 60 km (37 milhas) de uma incrível estrada sinuosa esperando por nós. A equipe CLUTCH lista esta estrada como uma das 10 melhores estradas da Europa. Após este maravilhoso passeio dizemos adeus ao mar durante as próximas duas semanas e nos dirigimos ao interior pela cordilheira Velebit até a região de Lika onde acabamos no Parque Nacional de Plitvice, outro Património Mundial da UNESCO. Após o check-in no hotel, iremos dar um passeio a pé através desta maravilha natural única. Aqui as águas fluem sobre a pedra calcária e ao longo de milhares de anos, eles depositaram as barreiras de travertino, criando barragens naturais, que por sua vez, criaram uma série de belos lagos, grutas e cascatas. 

Dia 4: NP PLITVICE – LJUBLJANA

Hoje atravessaremos a fronteira e entraremos na Eslovênia. Algumas pessoas chamam-lhe a jóia escondida da coroa européia. Vamos viajar pelo campo verde, com inúmeras pequenas aldeias que abrigam pessoas sinceras e hospitaleiras de grande diligência. No caminho para a capital Ljubljana, vamos parar para visitar a caverna de Postojna, uma das maiores atrações turísticas da Eslovénia e a caverna mais visitada da Europa. Embarcaremos no trem subterrâneo da caverna e admiraremos o tamanho e esplendor do mundo subterrâneo, onde o passado geológico é gravado de uma maneira única. 

Dia 5: LJUBLJANA - DIA DE DESCANSO

Dia de descanso em Ljubljana. Passeios opcionais para o dia incluem a caverna cáustica mais famosa da Europa, Postojna. Por outro lado, você pode querer explorar esta linda pequena cidade, tomar um café no centro da cidade perto do rio, ou caminhar até ao castelo. Uma doce cidade de estilo barroco, Ljubljana pode ser explorada por si mesmo em apenas algumas horas.

Dia 6: LJUBLJANA - ZAGREB

Primeiro, pela manhã, seguiremos o fluxo do rio Sava, o rio mais longo da ex-Jugoslávia com 990 km. Estradas agradáveis levar-nos-ão através de colinas entre muitos castelos medievais de volta para a Eslovênia Oriental, onde pararemos na pequena cidade chamada Bizeljsko. Esta cidade é famosa devido a Repnice, umas grutas escavadas na areia de quartzo, que foi levado para a área de Bizeljsko milhões de anos atrás pelo Mar da Panónia. No passado, os agricultores locais usaram essas grutas para armazenar produtos agrícolas, mas hoje elas servem como adegas. Depois de atravessar a fronteira de volta para a Croácia paramos em Kumrovec, local de nascimento de Josip Broz Tito, ditador que governou a Jugoslávia durante décadas. Terminaremos em Zagreb, a maior cidade da Croácia e o centro cultural, econômico, cinematográfico, desportivo e governamental do país. Após o descanso no hotel, iremos para um passeio a pé para conhecer essa interessante cidade, com os seus inúmeros monumentos históricos e uma longa história cultural. 

Dia 7: ZAGREB – PLANINA VLAŠIČ

Hoje vamos viajar até a Bósnia-Herzegovina. Estradas rurais nos levarão através de muitas aldeias e pequenas cidades, antes de parar em Sisak, um dos mais antigos assentamentos da região. Um lugar muito agradável para esticar os seus ossos e desfrutar de um café em uma de suas muitas cafeterias na cidade velha. Depois de atravessar a fronteira para a Bósnia você vai sentir a diferença, você vai ver muitas mesquitas com minaretes, alguns sinais de trânsito estarão em alfabeto cirílico, as pessoas vão ficar ainda mais amigáveis. O seu guia turístico vai captar ainda mais a sua atenção com as suas histórias de abrir os olhos. Banja Luka é a maior cidade que encontrará no caminho, com as suas famosas ruas com muitos cafés e bons restaurantes, o que representa uma parada perfeita para o seu primeiro almoço na Bósnia. A partir daqui temos mais de duas horas até chegar ao nosso hotel, na pacífica planície montanhosa com uma grande estrada que nos levará até lá. 

Dia 8: PLANINA VLAŠIČ – SARAJEVO

Hoje temos uma curta viagem até Sarajevo, cidade capital da Bósnia. Teremos a tarde livre para viajar e sentir esta cidade fantástica, com uma história interessante e uma charmosa influência oriental. O nosso hotel estará situado no coração do centro da cidade para termos um acesso fácil ao centro histórico. No caminho visitaremos o Tunel de Guerra, que foi construído sob a pista do aeroporto durante o cerco de Sarajevo 1992-1995. Sarajevo é uma das cidades onde sempre desejam voltar, e voltar, e voltar... E sempre sentirá o mesmo. 

Dia 9: SARAJEVO – BELGRADE

Depois de deixar a cidade para trás, começa a verdadeira condução divertida. Este será o dia dos cantos, 250 quilômetros de estradas sinuosas com muito pouco trânsito. Estradas que nos levarão através de algumas das áreas mais remotas da Bósnia e da Sérvia. No caminho para a fronteira, pouco antes de cruzar para a Sérvia paramos em Višegrad para ver a ponte Paša Sokolović da era otomana, um Patrimônio Mundial da UNESCO, que foi popularizada pelo autor Ivo Andric, premiado com um Nobel, em seu romance “A Ponte do Drina”. Depois de atravessar a fronteira paramos em uma aldeia tradicional que o cineasta sérvio Emir Kusturica construiu para o seu filme “A Vida é um Milagre”. Depois do almoço vêm mais curvas até chegarmos à última seção de 90 km antes da cidade capital Belgrado, com a estrada muito mais aberta, direta e rápida. 

Dia 10: BELGRADE - DIA DE DESCANSO

Dia de descanso, em Belgrado. Belgrado é a capital da Sérvia. Encontra-se na confluência dos rios Sava e Danúbio. A cidade tem uma longa história, que remonta ao século 4 aC, quando a área foi colonizada por tribos celtas. Há muitas opções de como gastar o seu dia de descanso. Você pode caminhar ao redor da parte antiga da cidade chamada Kalamegdan, visitar o túmulo de Josip Broz Tito, conduzir até à colina Avala acima da cidade para uma bela vista desde a plataforma da torre de TV ou apenas sentar em um dos muitos cafés ao redor da rua principal e desfrutar desta cidade amigável. 

Dia 11: BELGRADE – NACIONAL KOPAONIK

Depois de dizer adeus a Belgrado nós viajamos para Sul até à colina chamada Oplenac na cidade de Topola. É famosa pela Igreja do São George, onde o Mausoléu da família Real Sérvia e Jugulava de Karadjordjevic está localizado. O nosso destino de hoje é Kopaonik, a área de esqui mais famosa da Sérvia, localizada nas montanhas com natureza muito pacífica. É um lugar perfeito para relaxar depois de passar um dia em uma capital vibrante. 

Dia 12: KOPAONIK – DEMIR KAPIJA

Hoje viajamos para Macedônia, estradas agradáveis deixando Kopanik que abrem quando a área fica mais plana e a estrada torna-se mais rápida. Vamos diretos para Skopje, capital da Macedônia, onde passamos algumas horas apreciando o passeio pelo centro da cidade. A partir daí, temos mais 100 quilômetros até chegar à pequena aldeia chamada Demir Kapija, onde ficamos em um hotel boutique de propriedade da famosa produtora de vinhos da Macedônia. Iremos passar a noite com comida e vinhos excepcionais. 

Dia 13: DEMIR KAPIJA – OHRID

Durante a primeira parte do dia, estaremos conduzindo em estradas um pouco mais rápidas sobre grandes campos agrícolas, uma área plana bastante grande, olhe para onde olhe. Depois de Kruševo a estrada fica muito mais sinuosa e agradável e assim continuará durante o resto do dia. O nosso destino final é a bela cidade de Ohrid, banhada pelo ainda mais bonito lago Ohrid. Com certeza um dos 5 melhores destinos turísticos que a ex-Jugoslávia tem para oferecer ao mundo. 

Dia 14: OHRID - DIA DE DESCANSO

Dia de descanso em Ohrid. Ohrid é notável por ter uma vez que 365 igrejas, uma para cada dia do ano, e é referido como o macedônio Jerusalém. A cidade é rica em casas e monumentos pitorescos. Há muito para fazer aqui, se você quer ser ativo em seu dia de descanso. Você pode ir para um passeio ou tomar um passeio de barco até o Mosteiro de São Naum, 29 km ao sul de Ohrid século 10 em uma margem do lago. 

Dia 15: OHRID – MAVROVO – PRIZREN

Estamos indo para Norte para a área de montanha, condução muito bonita, estrada sinuosa com bonitas vistas durante todo o caminho até Mavrovo, estância de esqui mais famosa da Macedônia. Pequena cidade à beira do lago artificial faz com que seja a paragem perfeita para o almoço no nosso caminho até ao Kosovo. Moradores chamam-lhe de misterioso e romântico, protegido pelas altas colinas da montanha Korab. Hoje, atravessaremos a fronteira para um dos mais jovens países independentes do mundo
- Kosovo. Kosovo separou-se da Sérvia em 2008. Hoje à noite vamos ficar em Prizren, localizado nas encostas das montanhas Sar na parte sul de Kosovo. 

Dia 16: PRIZREN – ŽABLJAK

Esta manhã o pequeno-almoço será servido na praça principal da cidade velha de Prizren. Depois conduziremos sobre uma planície em direção a Pec, uma cidade comercial com um mosteiro patriarcal, que fica acima da cidade e consiste em quatro igrejas fresco-decoradas, uma biblioteca e uma tesouraria. Patriarcado de Pec foi listado na Lista do Património Mundial da UNESCO em 2006 e representa um dos monumentos religiosos mais importantes do país. Vistas deslumbrantes sobre as estradas das montanhas levar-nos-ão a mais de 1.795 metros da alta montanha de Montenegro. Mais curvas seguem o Canyon Tara River no nosso caminho para Žabljak, o centro do turismo de montanha de Montenegro. Žabljak está localizada no meio do Parque Nacional Durmitor, Património Mundial da UNESCO, uma maravilha natural que você nunca vai esquecer. 

Dia 17: ŽABLJAK – PODGORICA – BUDVA

Hoje conduziremos por uma passagem de montanha a 1900m de altura, através do coração do parque Nacional de Durmitor; Indiscutivelmente uma das áreas mais bonitas do mundo. Este parque nacional foi formado por geleiras e é atravessado por rios e riachos subterrâneos. Ao longo do Canyon Tara River, que tem as gargantas mais profundas na Europa, as densas florestas de pinheiros são intercaladas com lagos cristalinos e possuem uma grande variedade de flora endêmica. Depois de descer pelas curvas da montanha iremos conduzir até Podgorica, capital de Montenegro, antes chamada de Titovgrad (da cidade de Tito), após o ditador jugoslavo Tito. Na parte da tarde terminaremos a nossa viajem de volta para o mar em Budva, cidade histórica no Montenegro, Costa do Adriático.

Dia 18: BUDVA – NP LOVČEN – KOTOR – DUBROVNIK

Hoje viajaremos até ao Parque Nacional Lovcen, localizado na região rochosa dos Alpes Dináricos. As encostas do Monte Lovcen elevam-se abruptamente desde a região costeira de Budva. "Montanha Negra", a partir do qual Montenegro obteve o seu nome, eleva-se a 1.749 metros de altitude. Neste parque está o mausoléu do governante e poeta montenegrino Petar II Njegos Petrovic. Estas regiões dos Lovcen são consideradas sagradas. A partir do topo da montanha descemos até Kotor, uma cidade de comerciantes e marinheiros famosos. Estaremos viajando numa estrada espetacular de muitos ziguezagues, com vistas deslumbrantes sobre a Baía de Kotor. A arquitetura medieval e inúmeros monumentos do património cultural fizeram Kotor Património Mundial da UNESCO. Terminaremos o nosso dia em Dubrovnik, pérola do Adriático. 

Dia 19: DUBROVNIK - DIA DE DESCANSO

Dia de descanso em Dubrovnik. Explore as fortificações medievais compactas e bem preservadas do centro histórico de Dubrovnik, classificadas pela UNESCO. Contemple as casas com telhados em terracota e seculares monumentos de pedra, a partir do Palácio do Reitor, do século 17 até a Catedral barroca. Dê um passeio na muralha da cidade com uma vista espetacular sobre a Cidade Velha ou simplesmente sente-se no Stradun, a sua vibrante rua principal e desfrute do café e hospitalidade de Dubrovnik. Você pode pegar um teleférico até à colina acima de Dubrovnik e surpreender-se com as vistas deslumbrantes sobre a cidade velha, as águas cristalinas do Mar Adriático e as numerosas ilhas. 

Dia 20: DUBROVNIK – MOSTAR – SPLIT

Seguimos a cênica estrada costeira até Split. Depois de entrarmos na Bósnia, voltamos ao interior e viajamos até Mostar, último local Patrimônio Mundial da UNESCO que iremos ver durante o nosso tour. Mostar tem sido famosa pela ponte histórica de estilo otomano belo, que se estendeu no Rio Neretva, e que é considerado o centro histórico da cidade. A cidade foi a mais fortemente bombardeada de qualquer outra cidade da Bósnia durante a guerra na Bósnia e Herzegovina entre 1992-1995 após o rompimento da até então Jugoslávia. No início da guerra, a cidade perdeu muitos edifícios importantes e a Ponte Velha foi um deles. Foi reconstruída usando algumas de suas peças originais recuperadas do rio Neretva. Uma parcela significativa da cidade foi reconstruída e visitantes podem se surpreender ao ver que esta cidade outrora devastada pela guerra é um destino animado e bonito outra vez. Depois do almoço, conduziremos de volta para a costa e continuaremos até Split pela magnífica Makarska Riviera com as suas praias naturais que pertencem à lista das melhores praias do mundo. Terminaremos a nossa incrível viagem com um jantar de despedida. 

Dia 21: PARTIDA DE SPLIT

A Equipe CLUTCH levá-lo-á até ao aeroporto ou para qualquer outro lugar de Split, de onde você continuará a sua viagem. 

O Tour “Os 7 Países da Jugoslávia” inclui:


TOUR TUDO INCLUÍDO!

Incluído
- Todas as acomodações durante o tour
- Primeira e última noite do tour em um luxuoso hotel de 5 estrelas à beira-mar com uma praia privada
- Transferências de aeroporto na chegada e de saída (primeiro e último dia do tour)
- Política CLUTCH de "Máximo 8 bicicletas por tour"
- Modelos mais recentes de motos com quilometragem ilimitada
- Navegação Garmin Zumo 660 com rotas diárias pré-programadas
- Seguro de responsabilidade civil e seguro integral de veículo
- Guia experiente em uma moto
- Suporte VAN para bicicletas e bagagem extra, que pode acomodar até 3 passageiros
- Todas as viagens de ferri de acordo com o programa do tour
- Toda a gasolina
- Todos os pequenos-almoços
- Todos os jantares, exceto em dias de descanso
- Todos os almoços com bebidas leves exceto em dias de descanso
- Todas as bebidas de água
- Todas as entradas
- Todas as portagens
- Todas as taxas de estacionamento
- Todas as visitas guiadas das cidades
- Livreto CLUTCH com todos os mapas com rotas turísticas marcadas

Não Incluído

- Todos os voos internacionais e regionais e os impostos
- Vistos (se necessário)
- Seguro de viagem
- Almoços e jantares em dias de descanso
- Bebidas alcoólicas no jantar
- Gastos pessoais
- Gorjeta 

MotoMotorcycle
Preço para o condutor
BMW F 700 GS 9.480 €
BMW F 800 GS 9.750 €
BMW R 1200 GS LC  10.040 €
BMW R 1200 GS Adventure  LC 10.570 €
BMW R 1200 RT 10.570 €
BMW K 1600 GT 11.070 €

 

Preços para a temporada 2016 estão em EUR/pessoa
Preço para o PASSAGEIRO: 5.530 €
Suplemento de quarto individual: 830 €